fbpx

Graduação Tecnologia

Processos Gerenciais

Informações Legais e Regulatórias

O Curso de Processos Gerenciais da Faculdade Ipanema foi Autorizado pelo Ministério da Educação através da PORTARIA Nº 254, DE 7 DE JULHO DE 2011 e Ato de Reconhecimento através da PORTARIA Nº 431, DE 29 DE JULHO DE 2014 e recebeu nota de excelência, conceito 4 (nota de 1 a 5).

Proposta do Curso

O curso de Processos Gerenciais tem como objetivo formar profissionais capazes de gerir qualquer tipo de empresa ou negócio. Generalista, o profissional formado pela Faculdade Ipanema será capaz de administrar os recursos materiais, humanos e financeiros das empresas buscando aumentar a eficiência e lucratividade. Poderá atuar em praticamente todos os setores da empresa como, por exemplo, planejamento e controle, gerência, elaboração de projetos e demais processos administrativos. O profissional formado pela Ipanema poderá, ainda, empreender, abrindo seu próprio negócio.

Durante o curso os alunos vivenciam situações reais do cotidiano de um gestor e, a partir daí, elaboram estratégias com foco no mercado, nos fornecedores e na própria empresa. Para isso, contam com o que há de mais atual nas áreas de recursos humanos, marketing, logística, finanças, tecnologia e ferramentas de gestão.

O mercado de trabalho brasileiro tem buscado por líderes éticos, criativos, inovadores e com visão geral do negócio. A formação do estudante de Processos Gerenciais da Ipanema tem nesses pilares a base da matriz curricular, aplicada por meio de uma abordagem prática e rápida.

Os alunos da Faculdade Ipanema são reconhecidos pelos empregadores por sua postura engajada, comprometida e focada em resultados, destacando-se por suas habilidades de liderança e gestão.

Bolsas e Descontos de até 50%

A Faculdade Ipanema oferece bolsas de estudo por meritocracia, ou seja, os descontos são proporcionais ao desempenho do candidato no Exame Vestibular (Agendado ou Tradicional), que podem chegar a até 50% de desconto para o curso todo. Inscreva-se para o Exame Vestibular clicando aqui.

Além disso, a Faculdade Ipanema possui um convênio exclusivo com o Programa Mais Acesso, que através de uma análise socioeconômica, disponibiliza bolsas/subsídios de até 50% de desconto para todo o curso. Inscreva-se para o Programa Mais Acesso clicando nesse link.

Avaliação do MEC comprova que a Ipanema é a melhor Faculdade de Sorocaba

A cada três anos, o MEC (Ministério da Educação), organiza e aplica provas (ENADE) para alunos das Instituições de Ensino Superior de forma a medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do processo educacional. Os cursos podem obter conceitos de 1 a 5, sendo que 1 e 2 os cursos são considerados reprovados e 3, 4 e 5 os cursos são considerados aprovados.

A Faculdade Ipanema é a única instituição de Sorocaba com 100% dos cursos aprovados no último ENADE divulgado pelo Ministério da Educação. Esse desempenho demonstra a qualidade e excelência do ensino oferecido pela instituição.

Dias e Horários

Aulas de segunda à sexta-feira das 19h às 22h40min.

Conheça alguns de nossos professores

Antonio Nunes – Economista, Pós-Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, 2002. Certificação em Gestão de Pessoas e Negócios pelo Santander Banespa, 2003. Experiência na identificação e criação de novas oportunidades de negócios, por meio do desenvolvimento de programas e parcerias com instituições públicas e privadas; Competência na captação e fidelização de clientes, com excelente rede de relacionamento com mercado; Vasto conhecimento em controle financeiro, captação de recursos e investimentos; Talento na criação e consolidação de projetos de melhoria da produtividade e da competitividade; Habilidades na gestão de pessoas, desenvolvimento profissional e liderança de equipes.

Fernando Ribeiro – Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela Faculdade de Engenharia General Roberto Lisboa – RJ e Especialista em Administração de Marketing pela Universidade de Sorocaba. Atuou na área de Programação da TV Globo como Gerente de Departamento. Foi Coordenador Técnico/Operacional da TV Legislativa da Câmara Municipal de Sorocaba. Foi Facilitador em Programas de Capacitação para profissionais de atendimento em Clínicas Médicas e Consultórios Dentários. Foi Consultor de Serviços Educacionais, abrangendo atividades administrativas e pedagógicas. Foi Facilitador do Programa Jovem Aprendiz McDonald’s. Atua como professor em cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, desde 2004.

Renato Dordette – Contador e especialista em Finanças pela ESAMC. Desde 2001 atua na área Financeira e Tesouraria em empresas nacionais, multinacionais e consultorias, dentre as principais atividades desenvolvidas estão o Gerenciamento do Caixa, Administração das Operações de Câmbio, Seguros e Aplicações Financeiras. Atualmente é Coordenador Financeiro da Moto Peças Transmissões S/A. Tem experiência em indústrias dos setores de auto- peças e químicas. Leciona as disciplinas de Contabilidade e Finanças. Foi professor no Senac nas disciplinas Contabilidade e Finanças para os cursos técnicos e de pós graduação.

Alberto Moreira – Mestrado Profissional em administração – UNIMEP, MBA em Formação e Desenvolvimento de Executivos em Administração pela Faculdade de Economia e Administração – FEA/USP. Graduação em engenharia mecânica – UGF/RJ. Experiência profissional em multinacionais do ramo de equipamentos para perfuração e produção de petróleo. Nos últimos 20 anos é o CEO da Machbert, empresa nacional no ramo de distribuição de equipamentos para infraestrutura e mineração. Experiência internacional com participação em congressos, feiras e meetings em quase todos os continentes.

Gabriela Ferro – Doutoranda em Literatura Comparada pelo DTLLC/FFLCH da Universidade de São Paulo, possui Mestrado em Letras pela mesma universidade, concluído em 2010 – Área de Literatura Hispano-Americana. É autora do material didático de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola Movimento do aprender, utilizado pelo curso de Ensino Médio do SESI-SP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: barroco, neobarroco, poesia argentina contemporânea, neobarroco e pós-moderno, língua espanhola.

Hernán Sáez – Profissional com mestrado e doutorado em Ciências no programa de História Econômica pela USP. Atualmente é professor titular nos cursos de pedagogia, administração e ciências contábeis em diversas instituições de ensino superior de Sorocaba e professor de Ensino Médio. Na pós-graduação foi bolsista da CAPES (mestrado) e bolsista FAPESP (doutorado). Pesquisador ligado ao CEBRAP com análises de política e economia, formação do sistema bancário e econômico brasileiro e as relações sócio políticas entre o Império e a República. Ligado a diversos grupo temáticos (Grupo Temático de Pesquisa sobre a Fundação do Estado e da Nação: Brasil 1780 a 1850; O Império negociado: representação política e institucionalização dos poderes no Estado brasileiro do século XIX), na USP e em outras instituições de ensino. Tem experiências como arquivista, pesquisador, escritor e docente nas áreas de História, Economia, Comportamento Organizacional, Fundamentos e práticas da História e Geografia.

Luiz Carlos Pereira Junior – Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2008). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011). Atua nas áreas de Energia solar, fontes alternativas de geração de energia, gerador solar fotovoltaico. Em 2013 teve o trabalho de dissertação de mestrado indicado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil – UFSC para concorrer ao Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade. Foi pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia INCT – EREEA. Co – autor de três publicações internacionais na área de energia solar fotovoltaica. Desde 2009 integra o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar – Fotovoltaica UFSC. Atua como consultor na área de pesquisa em Energia solar fotovoltaica da empresa Knob Tecnologia.

Duração:
2 anos
Turno:
Noturno
Vagas

50

Módulo Verde
(80 h/a): Gestão da Empresa Moderna
(80 h/a): Gestão de Pessoas e Liderança
(80 h/a): Comunicação Empresarial
(80 h/a): Ferramentas de Tecnologia e Colaboração
(80 h/a): Contabilidade Gerencial
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC – Projeto Integrador de Curso

Módulo Amarelo
(80 h/a): Empreendedorismo e Novos Negócios
(80 h/a): Gestão da Competência e Inovação
(80 h/a): Planejamento Estratégico
(80 h/a): Coaching Profissional
(40 h/a): Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
(40 h/a): Direito Empresarial
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC – Projeto Integrador de Curso

Módulo Azul
(40 h/a): Mercado de Capitais
(80 h/a): Cadeia de Suprimentos e de Produção
(80 h/a): Logística e Transporte
(40 h/a): Gestão da Qualidade
(80 h/a): Matemática Financeira
(80 h/a): Estatística Básica
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC – Projeto Integrador de Curso

Módulo Branco
(80 h/a): Gestão Comercial
(80 h/a): Gestão Financeira e Orçamentária
(80 h/a): Administração da Produção e Operações
(80 h/a): Gestão de Projetos PMI
(80 h/a): Disciplina Optativa
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC – Projeto Integrador de Curso

(80 h/a): Estágio Supervisionado

* A matriz curricular pode ser alterada sem prévio Aviso

Fechar


RECEBA NOSSAS
NOVIDADES E PROMOÇÕES

newsletter
enviar